A Embaixada do Brasil em Lisboa e o governo do Estado da Paraíba decidiram unir esforços para “atrair investimentos para a construção civil e promover o Estado como destino turístico”. As conversações entre construtores, empresários, empreendedorese autoridades políticas, no âmbito da “Missão Paraíba” em Portugal, foram feitas durante um coquetel de negócios organizado pela representação diplomática e o governo para o trade turístico europeu.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou a importância da participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) como um meio de expandir as relações comerciais com o mercado europeu e também para divulgar o turismo no Estado aproveitando, inclusive, um stand em “parceria com o Sebrae e a Fecomércio”, entidades também brasileiras.
Para o governador, este é um modo de divulgação “não apenas do Polo Cabo Branco, mas de todas as ações que estamos fazendo voltadas para o turismo no interior do Estado, com a participação dos setores da construção civil e imobiliário para fazer uma grande divulgação da Paraíba e vamos apresentar também a nossa cultura, levando o nosso forró e tudo que temos a oferecer”.
O governador lembrou ser este o “segundo ano consecutivo” de presença na BTL e ressaltou que no primeiro, “ano passado, viemos apresentar um sonho, agora, em 2025, mostramos a realidade, o Polo Cabo Branco. Este é um projeto que só é possível graças ao extraordinário empenho do Governo, mas também dos empresários e a parceria com a Prefeitura, liderada por Cícero Lucena”.
Autoridades do setor turístico estadual consideram a presença da Paraíba na BTL como “uma oportunidade estratégica para o estado fortalecer a sua imagem no mercado europeu e atrair turistas e investidores. A divulgação do turismo no interior do estado e a apresentação da cultura paraíbana são postos-chave da estratégia para atrair visitantes e promover o desenvolvimento económico da região”.
Participaram também no evento, entre outros, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Empresária celebra ações de integração entre Brasil e Portugal “Em parceria com o World Trade Center, de Lisboa, e com uma receção calorosa do CEO Luciano Medeiros, a Paraíba reservou uma manhã para divulgar artes e negócios, trazendo produtos locais para a degustação dos participantes do evento e distribuidores que, potencialmente, se interessem por comercializar produtos de qualidade internacional”, explicou a empresária Sônia Crisóstomo, residente em solo português.

Esta responsável, que lidera a Ponte 360, entre outras atividades, esteve no evento pelo segundo ano consecutivo, oportunidade que lhe fez “perceber a intenção de negócios por trás da tradicional afetividade do nordestino que trouxe em 2025 o xaxado, dança típica da região, para animar a manhã chuvosa e fria de Portugal”.
“Para nós, brasileiros, é um orgulho ver que o Governo da Paraíba investe em ações que divulgam os produtos e produtores locais, a fim de fomentar negócios internacionais e fazer do Brasil um país cada vez mais focado, através dos órgãos de apoio aos empresários, além de mostrar que o caminho da internacionalização é possível”, defendeu Crisóstomo, que acredita que “o Nordeste do Brasil está se destacando no cenário da internacionalização, tendo Portugal como a porta de entrada para os negócios na Europa”.
Note-se que, nessa mesma semana, também com iniciativa do Investe Piauí, aconteceu no Hotel Epic Sana, na capital portuguesa, uma rodada de negócios com produtores locais que “descobriram” o corredor de negócios Brasil-Portugal. Uma iniciativa que contou com a presença do Governador do Piauí, do presidente e diretores da Investe Piauí, promovendo a cajuína, bebida típica produzida da fruta do caju, dermocosméticos naturais sem adição de parabenos já presentes e comercializados na Dinamarca, cachaça padrão exportação, bem como outros produtos.
Por Ígor Lopes
Foto: divulgação/SECOM