Parceria entre BASF e Espro, com propósito afirmativo, inicia nova turma em 10 de março; interessados podem se inscrever pela internet
São Paulo, março de 2025 – A indústria química BASF e o Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos especializada em inserir novas gerações no mundo do trabalho, iniciam no dia 10 de março, em São Bernardo do Campo (SP), duas novas turmas do programa Jovem Forte - Empregabilidade e Diversidade. Trata-se de um curso gratuito de capacitação profissional destinado a adolescentes e jovens mulheres negras e/ou pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+. Os interessados podem se inscrever pela internet, acessando o link.
As novas turmas oferecem 35 vagas ao total, para jovens com idades entre 16 e 23 anos. O curso será de segunda a sexta-feira, na unidade do Espro em São Bernardo do Campo, sendo uma turma na parte da manhã (das 08h às 12h) e outra na parte da tarde (das 14h às 18h). Os participantes terão acesso a kit escolar, uniforme, mochila, auxílio-transporte, auxílio-lanche e cesta básica.
O curso contempla 100 horas de encontros presenciais, com treinamentos sobre hard skills (habilidades técnicas como letramento em softwares de escritório, trabalho na nuvem, noções básicas de edição de fotos e vídeos) e soft skills (competências socioemocionais como capacidade de colaboração, gestão do tempo, inteligência emocional e postura em entrevistas de emprego). Os conteúdos fazem parte do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro, voltado a jovens interessados no primeiro emprego, mas que ainda não se sentem suficientemente preparados para esse momento.
Ao concluírem o curso, os jovens podem deixar seus currículos cadastrados no banco de talentos do Espro. Uma plataforma digital realiza a identificação de oportunidades em processos seletivos de programas de Aprendizagem Profissional (Jovem Aprendiz), de Estágio e de vagas de entrada em empresas parceiras da instituição.
A parceria é fruto do Edital BASF Conectar para Transformar, que anualmente seleciona instituições dedicadas a promover o desenvolvimento social e ambiental nas comunidades onde a empresa está presente. “Existe uma dificuldade muito grande do jovem de acessar o primeiro emprego, especialmente os jovens em vulnerabilidade social, por isso que queremos aumentar as chances de eles serem contratados. Eu fui um desses jovens que conseguiram encontrar um emprego depois de participar de um programa de capacitação como esse”, declara Luis Felipe Gomes, Analista de Sustentabilidade na BASF.
Em 2009, Luis teve a oportunidade de participar do programa de profissionalização de jovens do Espro, que foi fundamental no meu desenvolvimento. “O programa me ajudou a adquirir habilidades essenciais para o mercado de trabalho, habilidades essas que na maioria vezes, não são ensinadas no ensino básico Escolar”, conta. Já em 2010, conseguiu o primeiro emprego.
“Trabalhar ao lado de profissionais tão qualificados foi uma experiência transformadora. Não apenas me abriu portas, mas também me fez enxergar um mundo muito maior do que eu imaginava. Como jovem da periferia, eu nunca tinha tido contato com realidades tão diferentes das que eu e meus amigos conhecíamos”, diz.
Nos últimos anos, a BASF e o Espro vêm realizando parcerias voltadas ao desenvolvimento e à inclusão qualificada de jovens na região do ABC Paulista. Exemplo é o projeto Empoderar, Prototipar e Inovar, uma formação para o mundo do trabalho realizado em 2021, para capacitar mulheres na área de programação (formação em Arduino, uma plataforma de código aberto usada para criar projetos eletrônicos), de forma a colaborar com a diminuição da desigualdade de gênero no setor de tecnologia.
Em 2025, o Espro prevê a abertura de 5 mil vagas em turmas do Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho financiadas com recursos próprios. Por meio de turmas patrocinadas, como é o caso do programa Jovem Forte - Empregabilidade e Diversidade da BASF, o alcance pode até dobrar, com a oferta de até 10 mil vagas.

Serviço:
Curso de formação profissional gratuito jovens LGBTQIAPN+ e/ou mulheres negras.
Data: de 10/03 a 11/04.
Horário: manhã: das 08h às 12h; tarde: das 14h às 18h.
Local: Rua Atlântica, 731, Caminho do Mar - São Bernardo do Campo (SP) - Faculdade Anhanguera.
Inscrições: por meio deste link.