Offline
Startup gera renda de R$ 4,4 milhões para cooperativas e catadores
Redação - Rádio Palermo
Publicado em 08/01/2025

Fundada em 2018, a SOLOS atua diretamente para viabilizar a economia circular no Brasil por meio de soluções inteligentes de coleta De acordo com o relatório Global Waste Management Outlook, divulgado em 2024, a geração de resíduos deve crescer mais de 50% até 2050 e poderá alcançar 120 milhões de toneladas por ano no Brasil.

Para reverter esse cenário, a SOLOS, startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular, atua ativamente em três frentes: sistemas inteligentes de coleta, gestão de resíduos em grandes eventos e experiências e conteúdos sustentáveis.

 

Desde a fundação, no ano de 2018, já coletou mais de 1,5 mil toneladas de resíduos reciclados e gerou uma renda de R$ 4,4 milhões para cooperativas de reciclagem e catadores. Com ações que já beneficiaram mais de sete mil catadores, realizando a compra de materiais recicláveis a preços acima do mercado, a organização também faz a contratação e o pagamento direto pelos serviços prestados pelas cooperativas.

Além disso, tem como principal objetivo fortalecer e profissionalizar a categoria, para que ganhem espaço na cadeia de reciclagem nacional e, dessa forma, potencializar a capacitação e o empoderamento dos profissionais, para que exerçam seu trabalho de forma digna e justa, oferecendo equipamentos de proteção para realizar o manejo de resíduos com segurança, minimizando riscos à saúde.

Por meio da implementação de um software de tecnologia que auxilia a criar rotas logísticas otimizadas, tornando mais eficiente a retirada dos materiais gerados até as cooperativas, a startup apoia empresas, marcas, poder público e cidadãos em projetos e serviços para promover o descarte correto de resíduos e fazer a reciclagem acontecer de forma justa e inclusiva no Brasil.

Com operações validadas em 8 estados, destacam-se os casos de sucesso como o ‘Vidrado’, em parceria com a Heineken; o ‘Re-Ciclo’, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o iFood; e o Braskem Recicla, além de de fazer todo o gerenciamento da coleta seletiva no carnaval de Salvador, Recife e São Paulo, com a Ambev e as prefeituras locais.

A empresa foi fundada por Saville Alves, Líder de Negócios da SOLOS, com o propósito de mobilizar, conscientizar e incentivar a mudança de comportamento da população. “Hoje, a SOLOS está presente nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Buscamos mostrar o tamanho do impacto que o descarte inadequado de resíduos pode gerar, além de ressaltar a importância de desenvolver um estilo de vida que pense na sustentabilidade e conservação do planeta”, explica Saville.

Ao longo de 6 anos, a SOLOS ganhou premiações e participou de diversas acelerações. No ano de 2022, por exemplo, Saville foi eleita pela Forbes uma das 20 mulheres mais inovadoras das Ag Techs; já em 2023, a empreendedora foi vencedora do Prêmio Nacional da Inovação em Sustentabilidade (CNI) e finalista do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S. Paulo.

Em 2024, a startup participou do programa de aceleração da FIEMG Lab e Acelera HUB. Atualmente, a organização é um ator relevante e grande facilitadora para a sustentabilidade se desenvolver no Brasil.

Para a empreendedora, é um grande desafio trabalhar no setor social, mas ao mesmo tempo é o compromisso da startup transformar e colaborar para tornar melhor a vida de todos: dos catadores às tartarugas marinhas.

“O descarte incorreto dos resíduos produz mais emissões de gases de efeito estufa, exploração da biodiversidade e poluição na qualidade do ar, água e solo. Por isso, é de extrema importância fomentar e adotar práticas de reciclagem, compostagem e descarte correto, já que o lixo pode ser problema ou solução, depende do que você faz com ele”, finaliza Saville.

Sobre a SOLOS

Fundada em 2018, a SOLOS é uma startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular, apoiando territórios e marcas em seus desafios e desenvolvendo sistemas inteligentes de coleta, para promover o descarte correto de resíduos, com o objetivo de fazer a reciclagem acontecer de forma justa e inclusiva no Brasil.

A organização conta com projetos em parceria com grandes marcas, como Heineken, Braskem e Ambev. Atualmente, está presente nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

SOLOS | Soluções inteligentes de economia circular

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!