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Furtos e roubos de veículos pesados diminuem 14,3% no estado de SP, revela levantamento Tracker/FECAP
Redação - Rádio Palermo
Publicado em 29/12/2024

São Paulo, Guarulhos e Campinas apresentaram redução nos crimes. Itapecerica da Serra, Santos e Embú das Artes tem alta concentração de eventos


As ocorrências de furtos e roubos de caminhões, reboques e semirreboques diminuíram, no estado de São Paulo, entre os meses de janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, revela o Boletim Tracker-FECAP. Os dados apontam para uma dinâmica mista de mudanças, com implicações significativas para a segurança pública e logística.
 

 

Houve uma redução de aproximadamente 14,3% no total geral de eventos de roubo e furto de veículos pesados, atingindo 2.030 registros nos 10 primeiros meses de 2024, em comparação com as 2.368 ocorrências de 2023.
 

Segundo o pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) responsável pelo estudo, Erivaldo Vieira, os números indicam um fortalecimento das operações policiais e uma possível melhora na capacidade de resposta às incidências criminais. “Percebe-se uma melhoria na eficiência dos sistemas de rastreamento e recuperação de veículos, possivelmente devido à implementação de novas tecnologias e à maior coordenação entre as forças de segurança”, completa.
 

Furtos apresentam aumento
 

Os furtos (art. 155), que em 2023 totalizaram 628 casos, aumentaram para 653 em 2024, um acréscimo de 4%. “Este aumento pode ser reflexo de uma maior vulnerabilidade em locais de estacionamento ou uma possível mudança no comportamento dos criminosos, que podem estar optando por ações menos violentas”, analisa o gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.
 

O crescimento dos furtos foi mais expressivo nos meses de agosto (+111%) e setembro (+18,4%), quando comparados aos mesmos meses de 2023. Por outro lado, meses como fevereiro e maio apresentaram uma redução significativa, de 43,7% e 25,3%, respectivamente.
 

Redução expressiva nos roubos
 

O número de roubos (art. 157) caiu substancialmente, de 1.740 registros em 2023 para 1.377 em 2024, uma queda de 20,9%. Esta diminuição reflete possivelmente o reforço em medidas de segurança, como escoltas armadas e rotas planejadas, ou ainda maior vigilância por parte das forças policiais.
 

Entre os meses analisados, o mês de junho destacou-se com a maior queda percentual nos roubos, passando de 196 casos em 2023 para 116 em 2024, uma redução de 40,8%. Contudo, o mês de julho apresentou um aumento de 10,2%, indo de 187 para 165, o que requer atenção específica das autoridades.
 

OCORRÊNCIAS POR TIPO DE VEÍCULOS PESADOS
 

Caminhões: queda significativa - Os caminhões, que somaram 1.100 ocorrências em 2023, registraram uma queda de 16,1% em 2024, com 923 ocorrências. Apesar disso, meses como agosto apresentaram aumento de 13,9% em relação a julho, sugerindo variações sazonais na atividade criminosa.
 

Caminhões-tratores: variação moderada - Os caminhões-tratores também registraram queda, embora menos expressiva: de 617 casos em 2023 para 564 em 2024, uma redução de 8,6%. Em julho, no entanto, houve um aumento pontual de 20,4% nas ocorrências em relação ao mês anterior, indicando que esse tipo de veículo ainda é um alvo relevante para criminosos.
 

Reboques: redução acentuada - No caso dos reboques, houve uma diminuição significativa de 21,7% no total de ocorrências, passando de 166 em 2023 para 130 em 2024.
 

Semirreboques: tendência de alta em alguns meses - Diferentemente dos outros tipos de veículos, os semirreboques apresentaram uma redução menos uniforme, caindo de 485 ocorrências em 2023 para 413 em 2024, uma diminuição de 14,8%. Mas, em março de 2024, houve um aumento expressivo de 10,3% em relação ao mesmo mês de 2023.
 

2024

Caminhão Caminhão trator Reboque Semi-reboque Total Geral
jan

102

47

13

41

203

fev

67

44

16

27

154

mar

94

60

19

43

216

abr

112

61

12

60

245

mai

92

54

10

48

204

jun

87

49

7

32

175

jul

102

61

16

46

225

ago

106

79

13

37

235

set

72

50

8

38

168

out

89

59

16

41

205

Total Geral

923

564

130

413

2030

 

2023

Caminhão Caminhão trator Reboque Semi-reboque Total Geral
jan

116

54

14

52

236

fev

113

51

12

77

253

mar

133

70

23

39

265

abr

111

56

10

41

218

mai

123

81

21

54

279

jun

106

71

25

48

250

jul

96

73

14

56

239

ago

93

62

18

46

219

set

94

50

17

31

192

out

115

49

12

41

217

Total Geral

1100

617

166

485

2368

 

CIDADES COM MAIS OCORRÊNCIAS
 

De acordo com o Boletim Tracker-Fecap, as ocorrências se concentram nas 20 principais cidades do estado, que juntas representam 55,5% do total registrado. “Este dado reforça a persistência de um fenômeno que liga a criminalidade à dinâmica dos grandes centros urbanos e polos logísticos. A alocação estratégica de recursos de policiamento, tecnologia de rastreamento e monitoramento, além de parcerias com empresas de transporte, pode maximizar os resultados no combate ao crime nestas localidades específicas”, destaca Erivaldo Vieira.

.

2024-TOP 20 DE CIDADES Ocorrências Participação
S.PAULO

373

18,37%

GUARULHOS

128

6,31%

CAMPINAS

65

3,20%

ITAPECERICA DA SERRA

56

2,76%

PAULINIA

54

2,66%

SANTOS

49

2,41%

EMBU DAS ARTES

40

1,97%

CUBATAO

37

1,82%

SUMARE

35

1,72%

LIMEIRA

34

1,67%

BARUERI

29

1,43%

S.BERNARDO DO CAMPO

28

1,38%

PIRACICABA

28

1,38%

OSASCO

28

1,38%

SOROCABA

26

1,28%

RIO CLARO

26

1,28%

JACAREI

25

1,23%

MIRACATU

25

1,23%

JUNDIAI

21

1,03%

ITATIBA

20

0,99%

 

São Paulo lidera, mas com redução significativa - A capital paulista permanece como o epicentro das ocorrências, com 373 casos em 2024, o que corresponde a 18,37% do total no estado. Apesar disso, houve uma redução expressiva de 26,6% em relação a 2023, quando foram registrados 508 casos.
 

Com uma frota de 304.475 veículos (caminhões, caminhões tratores, reboques e semirreboques) e 373 ocorrências registradas, São Paulo apresenta uma razão de incidência de 1,22 ocorrência por mil veículos. Apesar de liderar em números absolutos, a proporção é menor do que em cidades menores, refletindo possivelmente uma maior diluição de riscos devido ao tamanho da frota e medidas de segurança mais estruturadas.
 

Guarulhos e Campinas: quedas importantes, mas ainda em destaque - Guarulhos, com 128 ocorrências em 2024 (6,31%), também apresentou uma redução expressiva de 34% em comparação a 2023, quando contabilizou 194 casos. Campinas seguiu uma tendência semelhante, com queda de 25,3%, passando de 87 para 65 casos. Ambas as cidades continuam entre as principais áreas de preocupação devido à sua relevância como polos logísticos e industriais.
 

Guarulhos, com uma frota de 51.991 veículos e 128 ocorrências, tem uma razão de 2,46 ocorrências por mil veículos, quase o dobro de São Paulo. Já Campinas, com 42.687 veículos e 65 ocorrências, apresenta uma taxa de 1,52 por mil veículos.
 

Mudanças no ranking das cidades menores - Enquanto cidades como Itapecerica da Serra subiram posições em 2024, com 56 ocorrências (2,76%), Jundiaí, que ocupava a 4ª posição em 2023 com 79 casos, registrou apenas 21 ocorrências em 2024, saindo do grupo principal. Esse movimento pode estar relacionado à redistribuição das atividades criminosas ou à adoção de medidas preventivas mais eficazes.
 

Itapecerica da Serra, com 56 ocorrências em uma frota de 38.716 veículos, resultando em uma taxa de ocorrências de 1,45 por mil veículos. Paulínia, com 54 ocorrências em uma frota de 11.974 veículos, tem uma alta taxa de ocorrências de 4,51 por mil veículos.
 

Santos e Embu das Artes ganham relevância - Santos, com 49 casos em 2024, e Embu das Artes, com 40, se destacaram no ranking ao apresentarem quedas menores em relação ao padrão estadual. As duas cidades, localizadas em regiões estratégicas para transporte e armazenagem, continuam sendo alvos relevantes para criminosos. A cidade de Santos, apesar de possuir uma frota de 24.494 veículos, registra 49 ocorrências, com 2,00 por mil veículos, sugerindo riscos elevados na região portuária.
 

Participação de outras cidades no total de ocorrências - O restante do ranking das 20 principais cidades revela um padrão de participação fragmentada, com percentuais abaixo de 3% para a maioria dos municípios. Paulínia (2,66%), Limeira (1,67%) e Sorocaba (1,28%) mantiveram-se estáveis, indicando desafios contínuos na segurança local. Por outro lado, cidades como Miracatu e Itatiba registraram números absolutos relativamente baixos, mas representam uma fração consistente das ocorrências.
 

Locais como Piracicaba e Jundiaí, com frotas de 21.729 e 23.212 veículos, respectivamente, apresentam taxas proporcionais de 1,29 e 0,90 ocorrências por mil veículos. Apesar dos números absolutos mais baixos, são regiões importantes para o transporte de cargas, o que pode justificar o interesse de criminosos.
 

A alta incidência em cidades ao longo de rodovias importantes, como Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto, reflete a vulnerabilidade dos veículos durante o transporte de cargas. Essas regiões combinam frotas relevantes com acessos facilitados para atividades criminosas.
 

Confira análise detalhada da relação entre roubos e furtos por cidade nos primeiros 10 meses de 2024 com base no tamanho da frota em outubro do mesmo ano:
 

 

 

 

 

 

 

 

UF

MUNICIPIO

CAMINHAO

CAMINHAO TRATOR

REBOQUE

SEMI-REBOQUE

Total

SP SAO PAULO

147026

38488

67026

51935

304475

SP GUARULHOS

21967

9083

6429

14512

51991

SP CAMPINAS

20459

4245

11866

6117

42687

SP SAO BERNARDO DO CAMPO

10814

8822

5923

13157

38716

SP RIBEIRAO PRETO

12642

3746

11960

5508

33856

SP SAO JOSE DO RIO PRETO

8854

2659

11900

3423

26836

SP SANTOS

5148

5765

3024

10557

24494

SP JUNDIAI

8165

4114

4461

6472

23212

SP MOGI DAS CRUZES

6844

1651

5099

9391

22985

SP PIRACICABA

8177

2525

6521

4506

21729

SP SOROCABA

8485

2102

6864

2264

19715

SP SAO JOSE DOS CAMPOS

7678

1891

6843

2686

19098

SP OSASCO

9680

2505

3070

3064

18319

SP BAURU

6596

1285

8236

1951

18068

SP SANTO ANDRE

8803

2179

4432

2396

17810

SP LIMEIRA
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