Veja 5 formas de organizar melhor as finanças da sua empresa neste último trimestre do ano (Balanco anual)
Fernando Secaf Rebello da Allotter tem 20 anos de experiência no mercado financeiro e já ajudou a recuperar centenas de pequenas e médias empresas (Fonte: Arquivo da Allotter). |
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O último trimestre de 2024 se aproxima, e as empresas precisam realizar o balanço anual das suas contas. Ano passado, mais de seis milhões de empresas, no Brasil, fecharam contas no vermelho em 2023 (Dado: Serasa Experian). Durante o ano de 2023, as dívidas somaram-se 126,10 bilhões de reais, e os estados do sudeste, liderando São Paulo, são os que tem mais empresas inadimplentes.
As empresas de comércio e serviços são as líderes na inadimplência e fecham as contas no vermelho. “ Isso acontece porque os gestores das empresas não têm o conhecimento de um CFO , diretor financeiro, e muitas vezes não enxergam a melhor forma de alocar os recursos. Por exemplo: antecipam recebimentos a taxas muito altas, recorrem a empréstimos para quitar dívidas de curto prazo quando muitas vezes têm uma aplicação financeira, entre outros”, explica Gustavo Passos, Diretor da Allotter.
Para fazer um bom balanço anual é necessário as empresas observarem, mês a mês, a performance do seu negócio: quais foram os melhores momentos de vendas, os desafios, quando aconteceram prejuízos, lucros, etc. Fazer o balanço anual e apresentar a sociedade, na realidade, é lei. A lei foi instituída em 15 de Dezembro de 1976 , lei número 6.404, em que as organizações devem divulgar as demonstrações contábeis no final do ano. Para sócios, governo, investidores e etc.
Pensando no balanço anual, Fernando Rebello Secaf, da Allotter, separou 5 dicas para você não fechar a sua empresa no vermelho em 2024:
- Separe a sua conta pessoal da conta da empresarial
Esse conselho parece meio óbvio, mas não é. 1/ 3 das empresas de até médio porte no Brasil não separam o dinheiro do dono e da empresa. Isso é um problema porque os sócios não têm ciência de quanto lucro final a empresa tem, a cada mês, e quanto são os dividendos finais para cada um, ou seja o salário de cada dono.
2. Aprenda a seguir um plano de ação para as finanças
Advogados, médicos, nutricionistas e etc são formados para atuar nas suas áreas e não a administrar os seus negócios. Porém, contratar um CFO, ou Diretor Financeiro, é muito caro. Uma alternativa que cabe no bolso do empresário é aprender a administrar as suas finanças seguindo um plano personalizado para isso. Na Allotter nós já ajudamos mais de 20 empresas, de todos os portes, a alocar melhor os seus recursos. Como ter acesso às melhores taxas de investimentos, ensinar os empreendedores a como otimizar os seus processos tributários, a interligar os sistemas de folha com terceirizados e etc. A Allotter tem o CFO (Diretor Financeiro) como serviço para as pequenas, médias e grandes empresas. Em um ticket bem menor do que o salário atual de um CFO que gira em torno de 34 a 38 mil reais (De acordo com a Robert Half).
3. Siga uma metodologia assertiva
O balanço anual é só uma parte necessária para a empresa acompanhar a evolução financeira. Mensalmente é necessário ter métodos para averiguar metas, o mercado, as vendas e etc. Sem método não tem como enxergar os declínios e sucesso que a empresa está tendo. Como o meu sócio sempre diz: “nós só medimos aquilo que conhecemos”. Conhecer a sua empresa é criar o controle financeiro diário e metas mensais a serem seguidas.
4. Envolva os demais gestores de cada departamento
Seja a sua empresa pequena, média ou grande, envolver os gestores é essencial nesse último trimestre do ano. Entender as dores de cada departamento quanto a administração de pessoas, se as metas foram batidas, quanto cada setor está recebendo para operarem, qual lucro que cada setor está dando ou prejuízo ,etc. Compartilhe as planilhas financeiras e peça sugestões de melhorias para os demais gestores. O balanço anual não deve ser construído, exclusivamente, pelo dono e/ou diretoria.
5. 13 º e férias dos funcionários
Se o principal motivo de você não fechar no azul é o pagamento, principalmente, do décimo terceiro, se organize para 2025. Calcule quanto custa o 13 º e férias de cada funcionário e provisiona, mensalmente, o valor. Guarde em uma aplicação com liquidez diária. Pode ser um CDB. Para que no último trimestre de 2025, você, gestor de empresa, possa respirar tranquilo e fechar o balanço no azul.
Sobre a Allotter Finanças
Fundada em 2023, a Allotter oferece o serviço de Diretor Financeiro (CFO) como serviço para empresas de todos os portes. Em uma era de automação, a Allotter vai na contramão dos softwares de finanças e atua como boutique , analisando cada empresa de forma personalizada, oferecendo soluções para os empreendedores ganharem mais e gastarem menos. Tudo para otimizar os dividendos (lucro líquido) e para que os negócios continuem abertos e sustentáveis. Empregando pessoas e crescendo. Para saber mais sobre, aqui!