O ENIAC promove, de 8 a 11 de outubro, o workshop “O Impacto da IA nas profissões”. Serão quatro dias de palestras, mesas redondas e debates para esclarecer que a ferramenta veio para ficar e será parte essencial nas carreiras a partir de agora. As inscrições podem ser feitas NESTE LINK e as atividades são para alunos e não alunos do ENIAC.
O professor José Carvalho, coordenador dos cursos de Engenharia do ENIAC, explica que os profissionais não precisam ter medo de perderem o emprego para a inteligência artificial. “A ferramenta não deve ser vista apenas como uma ameaça, mas como uma oportunidade para se reinventar profissionalmente. Em vez de substituir empregos, a IA tende a transformar a natureza das funções, automatizando tarefas repetitivas e liberando tempo para atividades mais estratégicas”, explica.
As chamadas soft skills - habilidades socioemocionais muito destacadas durante a pandemia - seguem sendo o principal diferencial no desenvolvimento da carreira em qualquer área. “Os profissionais que investirem em habilidades complementares, como pensamento crítico, criatividade e inteligência emocional, e que aprenderem a trabalhar com a tecnologia, terão um diferencial competitivo. Além disso, é essencial buscar capacitação contínua e enxergar a IA como uma aliada para aumentar a produtividade e gerar novas oportunidades de carreira”, analisa Carvalho.
O próprio ENIAC já usa a inteligência artificial em sua rotina. No programa Sucesso do Aluno, é usada uma ferramenta que acompanha a vida acadêmica dos estudantes a partir da IA. “É possível saber se o aluno está realizando as atividades, comparecendo nas aulas, mantendo a parte financeira em dia e, consequentemente, avaliar o risco de desistência do curso. Esta ferramenta monitora todas essas variáveis em tempo real e nos ajuda a agir antecipadamente”, revela o professor.
Serviço
O Impacto da IA nas Profissões
Workshop no ENIAC, de 8 a 11/10
Inscrições: NESTE LINK