Em São Paulo é possível conhecer mais sobre sua história em visita mediada pelo Cemitério da Consolação
Foto Acervo Histórico Municipal
Domitila de Castro Canto e Melo, mais conhecida como Marquesa de Santos, foi uma figura de grande relevância na história do Brasil. Nascida em São Paulo, em 27 de dezembro de 1797, Domitila foi filha de um militar pertencente à nobreza lusitana e de uma descendente de família paulista influente.
Em 1822, Domitila tornou-se amante do imperador e se mudou para o Rio de Janeiro, onde recebeu o título de Viscondessa e, posteriormente, Marquesa de Santos. Durante os anos de relacionamento com Dom Pedro, exerceu influência significativa nas decisões políticas e pessoais do imperador, algo incomum para uma mulher na época. Juntos, tiveram cinco filhos, dos quais apenas três sobreviveram à infância.
Após o rompimento com Dom Pedro em 1829, Domitila retornou a São Paulo e, em 1842, casou-se novamente, desta vez com o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, um dos homens mais ricos da época. O casal teve mais seis filhos. Em São Paulo, se dedicou a negócios imobiliários e à caridade, consolidando sua posição como uma das mulheres mais poderosas e respeitadas da cidade.
Francivaldo Gomes, mais conhecido como Popó, realiza a mediação das visitas no cemitério da Consolação há mais de 20 anos e destaca sempre que a Marquesa tem muita importância não só para o país, mas também para o cemitério da Consolação. “Domitila também deixou um legado duradouro para o Cemitério da Consolação. Ela fez uma importante doação de dinheiro na época que permitiu a ampliação da necrópole, e hoje, seu túmulo é o primeiro apresentado nas visitas mediadas que eu realizo, simbolizando o início de uma rica jornada pela história deste lugar."
Túmulo da Marquesa de Santos no Cemitério da Consolação
A Marquesa de Santos faleceu em 3 de novembro de 1867, aos 69 anos, deixando um legado marcado pela sua força, influência e capacidade de se reinventar. Seu corpo foi sepultado em São Paulo, onde até hoje sua história é lembrada como parte fundamental da construção do Brasil Imperial. Seu túmulo pode ser visitado no Cemitério da Consolação, atualmente administrado pela empresa Consolare, onde, segundo Popó, mediador das visitas mediadas pelo local, "esse tour é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a história da Domitila, além de outros grandes nomes que foram relevantes para a história de São Paulo e do Brasil."
Túmulo do filho de Domitila de Castro com o Brigadeiro Tobias de Aguiar
Poucas pessoas sabem, mas no cemitério da Consolação também está sepultado um dos filhos de Domitila com o Brigadeiro Tobias de Aguiar - fundador da Polícia Militar de São Paulo, chamado João Tobias de Aguiar e Castro, falecido em 28 de outubro de 1901.
Tanto o túmulo da Marquesa de Santos como de seu filho, podem ser visitados gratuitamente. Esses passeios mediados acontecem todas às segundas-feiras a partir das 14h e proporcionam uma experiência enriquecedora para quem deseja aprender mais sobre a própria Domitila de Castro, sobre sua influência e papel importante no cemitério da Consolação, como também os túmulos de diversas personalidades sepultadas na unidade, como o ex-presidente Campos Sales, Washington Luís, Líbero Badaró e artistas modernistas como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, entre outros.
Outro local para conhecer mais sobre Domitila, é o Solar da Marquesa de Santos, localizado no centro de São Paulo. Uma das construções mais emblemáticas da cidade, representando a opulência e o estilo de vida da elite paulista do século XIX. Durante anos, o casarão serviu como residência da marquesa e foi palco de inúmeros eventos sociais e políticos, reunindo a alta sociedade paulistana.
Visitação mediada
Para as pessoas interessadas em conhecer mais tanto esse como outros túmulos históricos, o Cemitério da Consolação oferece visitas mediadas todas as segundas-feiras do mês. Novos dias da semana estão sendo organizados e serão disponibilizados em breve. Em 2023, mais de 2200 pessoas participaram das visitas mediadas. Já neste ano, cerca de 1000 pessoas já fizeram a visita.
Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 - Consolação, São Paulo).
Quanto: Grátis – Reservar ingresso no Sympla.
Sobre a Consolare
A Consolare é a concessionária responsável pela gestão dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana, no município de São Paulo, pelos próximos 25 anos. Reunindo uma visão nacional e grande expertise nos setores funerário e de engenharia, a concessionária tem sua atuação pautada na melhoria dos serviços funerários e da infraestrutura cemiterial da cidade. Além das necrópoles, sua estrutura é composta por mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, sete agências funerárias, mais de 120 mil jazigos/covas e 60 salas de velório.
|