Offline
Bandas Sinfônicas do Guri de São Paulo fazem programa intensivo de aulas e concertos com a regente cubana Yudania Gómez Heredia
Redação - Rádio Palermo
Publicado em 13/07/2024

Além das aulas com a artista convidada, os grupos vão tocar juntos com a regente nos dias 13 e 14 de julho, no Theatro São Pedro, em São Paulo/SP
 

Yudania Gómez Heredia | Foto: Katharina Gebauer


Banda Sinfônica do Guri de São Paulo e a Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo participam de ensaios com a regente cubana Yudania Gómez Heredia entre os dias 8 e 12 de julho, das 9h às 16h30, na Praça das Artes, em São Paulo/SP. A iniciativa integra o intensivo com a artista convidada pelo Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Além do crescimento cultural de alunas e alunos do Guri de São Paulo, a ação inclui a realização de concertos nos dias 13 e 14 de julho, às 11h, no Theatro São Pedro, em São Paulo/SP, sendo o concerto do dia 13 transmitido ao vivo pelo canal do Guri no YouTube (@souguri). Todas as apresentações são gratuitas.
 

Além das bandas da capital, o intensivo beneficiará também 12 alunas e alunos de outros dois grupos: Banda Sinfônica do Guri de Bauru e Banda Sinfônica do Guri de Itaberá.
 

O repertório trabalhado por Yudania destaca ritmos latinos com obras de Astor Piazolla, Joseíto Fernández, Carol Panesi e Gaia Wilmer, entre outros. As bandas Sinfônica e Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo contam com o patrocínio Master de Bank of America; Ouro Chiesi; e Prata Versani & Sandrini e Ultra.
 

Yudania Gómez Heredia é maestrina, compositora e regente que vive atualmente na Alemanha. Nasceu na cidade de Santa Clara, em Cuba, em 1994, e teve seu talento artístico reconhecido desde a infância. Recebeu formação musical em canto coral, teoria musical, regência coral e composição inicialmente na Escola Profissional de Artes de Santa Clara, depois na Escola Nacional de Música de Havana, seguido pelo Instituto Superior de Artes de Havana. Em 2015, se mudou para a Alemanha por meio de um programa na Universidade de Música Sacra de Regensburg, onde fez licenciatura em música sacra com enfoque na improvisação por órgão. Em 2020, concluiu mestrado em regência coral na Universidade de Nürnberg Music e desde 2022 cursa mestrado em regência orquestral na mesma instituição.
 

Em sua formação como regente de orquestra, Yudania colaborou com a Orquestra Sinfônica de Nuremberg, Orquestra Filarmônica de Bad Reichenhall, Orquestra Sinfônica Alemã West Bohemia Marienbad, a Hof State Theatre Orchestra e a Plauen Theatre Orchestra Zwickau. Yudania trabalha como organista e diretora da Neustädter Cantoria Kirche em Erlangen, onde realiza concertos oratórios para coro e orquestra. Também participa de atividades artísticas na América Latina, Ásia e África, divulgando a música clássica nessas localidades.


PROGRAMA DA BANDA SINFÔNICA DO GURI DE SÃO PAULO 
Yudani Gómez Heredia, regência
 

DEAN JONES
Thinkin’Big
 

ASTOR PIAZOLLA
Libertango [arr. Andrew Pearce]
 

PROGRAMA DA BANDA SINFÔNICA JUVENIL DO GURI DE SÃO PAULO
Yudani Gómez Heredia, regência
 

PEREZ PRADO
5ª sinfonia e Mambo nº 5 [arr. Rafael Vizcaíno]
 

LEROY ANDERSON / ULVAEUS

Musical Highlights from Chess [arr. Johan de Meij]

RAFAEL HERNÁNDEZ
El Cumbanchero [arr. Naohiro Iwai]
 

PROGRAMA DAS BANDAS SINFÔNICA E SINFÔNICA JUVENIL DO GURI DE SÃO PAULO
Yudani Gómez Heredia, regência
 

BUENA VISTA SOCIAL CLUB
Chan Chan [arr. Lorenzo Bocci]
 

CAROL PANESI
Vento Nordestino
 

FOLCLORE GAÚCHO
Prenda Minha [arr. Paulo Serau]
 

GAIA WILMER
Kai
 

JOSEÍTO FERNÁNDEZ
Guantanamera
 

Ensaios: de 8 a 12 de julho, das 9h às 16h30
Local: Praça das Artes / Complexo Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Avenida São João, 281, Centro – São Paulo/SP
 

Concertos: dias 13 e 14 de julho de 2024, às 11h
Local: Theatro São Pedro
Endereço: Rua Barra Funda, 171, Barra Funda – São Paulo/SP
Dia 13 de julho com transmissão ao vivo pelo canal do Guri no YouTube (@souguri)

Todas as atividades do Guri são gratuitas
 

As bandas Sinfônica e Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo contam com o patrocínio Master de Bank of America; Ouro Chiesi; e Prata Versani & Sandrini e Ultra.
 

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil, Bank of America; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi, Arteris; Cipatex, Tintas Maza, Novelis; Prata: WestRock, BASF, Verzani & Sandrini, Ultra, Instituto Center Norte, Grupo Colorado, Sicoob, CART SP, Capuani, Caterpillar, Grupo Maringá, Indústrias Colombo, Usina Santa Maria, Valgroup; Bronze: Adufértil, MRS, Agibank, Frikokar, Distribuidora de Alimentos Ikeda, ACIF Franca; Apoio Cultural: Cocamar, Usina Ipiranga, Mercedes-Benz, Castelo Alimentos, Tegma e Pirellipor meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
 

Sobre o Guri 

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura   

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Storee iOS, na App StorePara baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.  

Comentários
Comentário enviado com sucesso!