18ª edição da Campanha Nacional de Segurança visa aumentar a percepção sobre a prevenção de acidentes com a rede elétrica
No ano de 2023, o país registrou uma redução de quase 8% no número de acidentes fatais com a rede elétrica, quando comparado ao ano anterior.
Este progresso também se deve ao intenso trabalho realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), e suas associadas, por meio das campanhas regionais e da Campanha Nacional de Segurança.
Comprometida em continuar essa trajetória de conscientização e segurança, em 2024, a Abradee e suas 39 distribuidoras de energia associadas lançam a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica. Sob o slogan "Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica", a campanha visa reforçar a importância da prevenção e do comportamento seguro em relação à eletricidade, buscando reduzir ainda mais o número de acidentes e, sobretudo, preservar vidas. A nova campanha incluirá uma série de iniciativas, como materiais educativos, site exclusivo e ações nas mídias sociais e com influenciadores digitais, visando atingir diferentes públicos, desde profissionais do setor elétrico até a população em geral.
Apesar da redução do número de mortes (250 em 2023 x 270 em 2022) relacionadas ao contato com a rede elétrica, no último ano o setor registrou um aumento de 26 casos no número total de acidentes: 782, que englobam além dos incidentes fatais, as lesões graves e leves. O maior número de acidentes está relacionado à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutor/equipamento de energia, e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.
De acordo com o presidente da Abradee, Marcos Madureira, a participação ativa de todos é crucial para continuar avançando na construção de um ambiente mais seguro em relação ao uso da energia elétrica. "A redução dos acidentes fatais em 2023 é um indicativo claro de que nossas ações de conscientização estão no caminho certo.
No entanto, o aumento no número total de acidentes nos alerta para a necessidade de intensificarmos nossos esforços. Cada vida importa e nosso objetivo é zerar o índice de acidentes", afirma. "Com a nova campanha, queremos alcançar um número ainda maior de pessoas e garantir que a mensagem de segurança chegue a todos os cantos do país”.
LEVANTAMENTO 2023
Durante o ano de 2023, dentre todos os incidentes registrados pelas distribuidoras, 232 são considerados como lesão grave e 300 como lesão leve. As distribuidoras apontam diferentes tipos de ocorrências provocadas pelo contato das pessoas com a rede elétrica. O principal responsável pelas mortes é a construção/manutenção predial, com 50 falecimentos. "Nesta nova campanha, também abordaremos o tema segurança relacionado aos eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, enchentes, entre outros. Estamos atentos à essa realidade e atuaremos na prevenção, com dicas e orientações específicas para essas situações”, conta o presidente da Abradee.
Dados por região Na região Centro-Oeste, as distribuidoras de energia identificaram 47 acidentes com a rede elétrica. Dentre esses, os relacionados a construção ou manutenção predial foram os mais registrados com 12 indecentes. Em seguida, os casos relacionados a operações agrícolas tiveram grande relevância na região com 11 acidentes.
No Norte foram registrados 111 acidentes, desses o tipo ‘cabo energizado’ é o que teve maior ocorrência, com 17 totais e 9 mortes.
A região Nordeste contabilizou 233 acidentes relacionados à rede elétrica. A maioria dos casos ocorreu durante atividades de construção ou manutenção predial, totalizando 77 incidentes, dos quais 22 resultaram em mortes. Incidentes envolvendo veículos, como atropelamentos ou batidas em postes, foram responsáveis por 17 casos, com 13 mortes.
A região Sul registrou 105 acidentes relacionados à rede elétrica, de acordo com os dados fornecidos. A maior parte das ocorrências foi durante atividades de construção ou manutenção predial, com 30 casos, incluindo 2 mortes.
Serviços na rede de telefonia e TV a cabo contabilizaram 17 casos, com 5 mortes. A região Sudeste registrou um total de 286 acidentes envolvendo a rede elétrica.
A maior parte dos incidentes ocorreu durante atividades de construção ou manutenção predial, totalizando 114 casos, dos quais 23 resultaram em mortes. Incidentes com cabos energizados no solo contabilizaram 19 casos, enquanto acidentes relacionados à poda de árvores chegaram a 18.