A Card, empresa especialista em levar fluxo para os negócios através de
maquininhas de cartões, explica que, apesar de terem o mesmo objetivo,
ações promocionais possuem vantagens diferentes
A Semana do Consumidor e a Black Friday são datas que o comércio usa
para aplicar grandes descontos, promoções e diversas outras condições
para os consumidores. Apesar disso, cada temporada possui as suas
vantagens que podem ser aproveitadas de maneiras diferentes pelos
clientes.
Diferença entre Dia do Consumidor e Black Friday
Todo dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, data que surgiu
nos Estados Unidos, na década de 1960, a Semana do Consumidor é uma
derivação da data e chegou ao Brasil, em 2014.
A ideia, na época, foi apoiada por 500 e-commerces para movimentar o
comércio no começo do ano e fazer crescer as vendas antes do Dia das
Mães, que é celebrado em maio.
No Dia do Consumidor acontecem promoções com o foco de retenção de
clientes, para que sempre voltem a comprar em determinado
estabelecimento em razão do custo e benefício. “A data também é usada
pelo comércio para eliminar o excesso de produtos dos estoques de verão,
Natal ou da própria Black Friday”, analisa Daniel Rodrigues, Gerente de
Marketing da Card.
Além dos descontos, os lojistas podem oferecer aos compradores frete
grátis, opções facilitadas de parcelamento, brindes a partir de um
determinado valor em compras atingido e outras alternativas que
aproximam a relação entre a empresa e o consumidor.
Já a Black Friday também surgiu nos Estados Unidos e ficou popular nos
anos 90. Ela possui caráter comercial e sempre acontece na última
sexta-feira de novembro mundialmente para impulsionar as compras de
final de ano.
“Geralmente os lojistas aplicam descontos consideráveis em diversos
produtos, principalmente voltados para o setor de eletrônicos e
eletrodomésticos. Ela ganhou popularidade no Brasil em 2010”, afirma.
Qual temporada de descontos compensa mais?
A necessidade de compra do consumidor é quem vai determinar. “A Black
Friday é mais forte no comércio, assim as lojas costumam preparar mais e
maiores descontos para a data. E por ser mais popular, costuma oferecer
os maiores descontos em produtos. Por isso, se o objetivo é comprar uma
geladeira ou um computador, vale a pena aguardar a última sexta-feira de
novembro”, observa.
Já a Semana do Consumidor, por acontecer em mais dias do ano, é ideal
para buscar descontos em compras menores. “Isso vale para alimentos,
serviços por assinatura, roupas, artigos de beleza e produtos de saúde”,
orienta.
Apesar disso, durante a Semana do Consumidor, existem lojas que oferecem
descontos iguais ou até maiores do que na Black Friday. “Em 2024, aliás,
isso é uma possibilidade, já que a Black Friday de 2023 foi a segunda
pior da história, segundo o Valor Econômico”, finaliza.
Foto: Jürgen Jester/Pixabay