Offline
Nos moldes do FabLab, ENIAC prepara ‘Health Lab’ para seus alunos de medicina
Redação - Rádio Palermo
Publicado em 06/05/2024

Espaço para vivências reais de trabalho será utilizado pelos estudantes do curso de medicina do ENIAC

 

O que acontece quando uma das mais antigas áreas do conhecimento encontra uma instituição que preza por inovação e autonomia profissional? É isso que está acontecendo no ENIAC ao abraçar os cursos de saúde e, especialmente, o de medicina. O resultado são profissionais que serão altamente treinados, com as mais modernas ferramentas tecnológicas para resolver problemas no atendimento a pacientes e com conhecimento em prototipação.

“A medicina do ENIAC foi pensada no autocuidado e na melhora do ser humano. O ENIAC tem a visão do empreendedorismo, da autonomia e do buscar soluções. Estes pontos servem como uma luva na saúde, já que nos nossos cursos os alunos são colocados para enfrentar problemas reais e buscar a solução de forma prática, principalmente na saúde pública”, explica o coordenador de Biomedicina do ENIAC, Paulo Pardi.

A capacidade combinada entre identificar problemas, traçar estratégias e tomar a iniciativa da solução é essencial para quem tem acesso a ferramentas de alta tecnologia. Os alunos das outras áreas do ENIAC já contam com um espaço específico para viver situações reais de trabalho, o FabLab. Lá os estudantes encontram todas as ferramentas para construção de soluções e prototipação para diversos tipos de projetos, equipamentos, produtos, maquetes, máquinas e impressão 3D. Agora, com a proximidade da primeira turma de medicina, está sendo preparado um espaço com as mesmas características, é o Health Lab. E o melhor: todos os alunos da área da saúde (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), também usarão o espaço em sua formação.

Quando o aluno participa dos projetos neste tipo de ambiente, estará envolvido em uma construção quer para educação, quer para estudo de patologias e enfermidades, que podem ser demonstradas de forma lúdica a qualquer tipo de pessoa”, analisa Pardi.

O coordenador de Metodologias Ativas e Inovação na Educação do ENIAC, Washington Lemos, dá um exemplo prático de como a busca por soluções apoiada em ferramentas de primeira linha podem impactar na vida prática dos futuros médicos e dos pacientes. “Com as ferramentas do Health Lab, será possível que os alunos analisem um paciente com um braço quebrado e usem realidade aumentada para, a partir de exames de imagem, criar protótipos para o braço daquele paciente considerando a fratura específica e treinem a partir deste modelo. Assim, o médico chega na cirurgia já conhecendo o caso em detalhes e não com a referência de um braço idealizado”.

É consenso entre os idealizadores do curso de medicina do ENIAC que será muito valioso para a carreira dos futuros médicos formados pela instituição a familiaridade com as ferramentas de tecnologia. “Hoje a formação médica está muito longe do que a atuação médica necessita. O mercado precisa de um profissional que saiba usar inteligência artificial, modelagem e realidade aumentada para resolver problemas e a formação clássica não contempla isso. O ENIAC está atuando nesta janela de oportunidade, formando médicos e profissionais de saúde para lidar com os desafios que estão postos no mercado”, completa Lemos.

 

Em breve, curso de medicina no ENIAC

Não é de hoje que o ENIAC se preocupa em aprimorar seus cursos da área da saúde, além do espaço físico para esses e demais cursos. E, em breve, a instituição oferecerá o curso de medicina. Para saber mais a respeito e se inscrever em uma lista de interesse no vestibular, CLIQUE AQUI

Comentários
Comentário enviado com sucesso!