Representante da concessionária esteve na sede da entidade nesta quarta-feira e tirou dúvidas dos empresários da região
O CIESP Guarulhos recebeu, na tarde desta quarta-feira, 28/02, o analista de Relações Institucionais da CCR RioSP, Otávio Melo. O representante da concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra foi recebido pelo 1º vice-diretor da entidade, Sérgio Matos, e um público formado por industriais da região, que buscaram saber mais sobre as obras em andamento no trecho da rodovia que afeta diretamente a rotina de suas empresas.
Melo atualizou os empresários sobre o cronograma das obras e deu detalhes sobre o quanto o tráfego na Dutra terá mais fluidez. “São intervenções importantes, que trarão tecnologia e melhorarão o caminho de quem mora ou trabalha entre Arujá e São Paulo”, afirmou.
Segundo o representante da CCR RioSP, estão confirmadas algumas antecipações do cronograma contratual, como o Trevo da Jacú Pêssego, na altura do km 213. “Nós temos que entregar tudo até março de 2025. Mas muita coisa será concluída antes”.
Na lista de obras do trecho que liga a Marginal do Tietê ao pedágio de Arujá estão:
- Novas pistas marginais (tanto no sentido RJ quanto no sentido SP) entre os kms 211 e 205;
- Reformulação de 27 passarelas;
- Novo Trevo na região do complexo Jacú Pêssego;
- Viaduto ligando a pista expressa à Rodovia Hélio Smidt (nos dois sentidos);
- Viaduto ligando a pista expressa à Rodovia Fernão Dias (nos dois sentidos);
- Viaduto ligando a pista expressa à Ponte do Tatuapé;
- Ampliação da via expressa, com nova iluminação e sistema free flow.
Trevo de Bonsucesso e pedágio
Alguns industriais questionaram o representante da concessionária sobre o antigo problema de tráfego no Trevo de Bonsucesso. Otávio Melo explicou que a conclusão do trevo, de responsabilidade da Prefeitura de Guarulhos, poderá ser atingida com a entrega, por parte da CCR RioSP, das novas marginais entre o local e Arujá.
Outra dúvida girou em torno da cobrança pelo uso da rodovia no trecho de Guarulhos. Melo afirmou que o sistema chamado de “free flow” é o mais moderno e justo, já que cobra apenas pelo que o motorista efetivamente usar da rodovia. “Além disso, haverá benefícios para quem usar frequentemente. E o motorista poderá optar entre usar a pista marginal, sem cobrança, ou a expressa. Isso vai otimizar o tráfego e aumentar a fluidez”, disse.
O trecho da Dutra entre Arujá e São Paulo, segundo a concessionária, terá nova iluminação e conectividade; 27 câmeras de monitoramento, 203 de detecção automática de incidentes.
Melo elogiou a postura do CIESP Guarulhos, que desde o início do novo contrato de concessão busca informações para levar aos associados. “O papel do CIESP é importante. Só quem está no dia a dia utilizando a rodovia pode dar um retorno confiável sobre o que podemos melhorar. É por isso que a entidade faz parte da Comissão Tripartite que a ANTT organiza para monitorar o andamento das obras”, completou.