Empresário Pedro Lopes recebe título de cidadão guarulhense na Câmara
07/02/2024 12:03 em Redação - Rádio Palermo

Proprietário do Lopes Supermercados foi homenageado em sessão solene que contou com o presidente Ticiano Americano e o prefeito Guti

 

A Câmara de Guarulhos realizou, na tarde desta terça-feira (6/02), Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Guarulhense ao empresário Pedro Lopes Brandão, proprietário dos Lopes Supermercados. A solenidade foi comandada pelo vereador André Alves (Cidadania), autor do projeto de decreto legislativo que concedeu a homenagem. A mesa de trabalhos foi composta também pelo prefeito Guti (PSD), pelo presidente da Casa, Ticiano Americano (Cidadania), e Maria do Rosário Brandão, esposa do homenageado. 

Pedro Lopes nasceu em 1952 em Turmalina (MG), na região do Vale do Jequitinhonha. Trabalhador rural desde jovem, mudou-se para Guarulhos aos 20 anos. Foi frentista e mecânico e, em 1974, se associou a três de seus 14 irmãos para adquirir um bar e mercearia, que logo virou um pequeno mercado. Com o tempo e o sucesso, outras lojas foram abertas e todas passaram a se chamar Supermercado Irmãos Lopes. A empresa conta atualmente com 33 unidades em 11 municípios paulistas, possui mais de 400 produtos com marca própria e emprega 4 mil pessoas diretamente. Ele também foi presidente do Rotary Club de Guarulhos e atualmente preside a Associação Paulista de Supermercados (APAS). 

A esposa Maria do Rosário comentou que passou a conhecer Guarulhos após o casamento: “Nosso coração sempre está aqui, na sede de nossa empresa, onde trabalhamos, também, arrecadando alimentos para distribuir aos mais necessitados”. 

André Alves destacou ser esta uma “homenagem justa, pois Pedro Lopes Brandão se transformou em um dos maiores empresários de Guarulhos, gerando empregos e atendendo a contento nossos munícipes”. 

Na sequência, Ticiano Americano, falou da amizade que tem com o homenageado: “Conheci Pedro ao participar de vários eventos em Guarulhos. Ele já é um amigo, com uma história de vida fenomenal, uma enorme lista de contribuições para o desenvolvimento social e econômico da cidade. É um exemplo de resiliência, trabalho duro e fé. Um orgulho e uma inspiração para todos nós”, elogiou o presidente da Câmara. 

Edmilson Americano, secretário de Governo, convidado a discursar durante o evento, frisou algumas qualidades de Pedro Lopes. “Trata-se de um homem íntegro, astuto, de coragem, que conquistou seus sonhos e objetivos, sempre pensando nas outras pessoas, se pautando pela empregabilidade, tão importante para o crescimento da cidade”. 

O prefeito Guti tomou Pedro Lopes como exemplo da importância que têm os empresários no desenvolvimento de toda a sociedade. “Pedro, quem te conhece se inspira em você. Seu legado vai ecoar e muito ainda. Que você continue fazendo a diferença nesta cidade e ajudando nosso povo”, ressaltou.  

Emocionado, Pedro Lopes agradeceu a honraria. “Ganhei uma nova certidão de nascimento. Depois de tanta homenagem não tem como não ficar emocionado. Minha responsabilidade só aumenta com este reconhecimento”, afirmou. “Guarulhos foi a cidade que escolhi para morar e iniciar uma trajetória de vida, profissional e pessoal. Por isso esse reconhecimento tem um significado ainda mais especial para mim, representando também tantos outros empresários que trabalham incansavelmente para entregar o melhor para as mesas de todos os guarulhenses”, acrescentou. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!