O ano de 2023 entra para a história da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (ASSEAG) como um período de aceleração na implementação de iniciativas de inovação e fomento tecnológico para a região de Guarulhos e do Alto Tietê. Com o apoio do CREA-SP, a expectativa para o próximo ano é que o trabalho siga acelerado e a sociedade comece a reconhecer os frutos da engenharia local.
No primeiro semestre foi inaugurado o HUB de Inovação da ASSEAG, um espaço estruturado como coworking dentro da sede da entidade - no Parque Renato Maia - para reunir e acelerar a operação de negócios ligados à área de tecnologia e engenharia e abrigar o CREALab na cidade. “Acreditamos no conceito de cidade inteligente, na qual profissionais de todos os setores buscam juntos soluções para problemas reais da comunidade. Poder reunir as mentes brilhantes de Guarulhos e região é um passo importante para o desenvolvimento local”, afirma o presidente da ASSEAG, o engenheiro Ricardo França.
Na segunda metade do ano foi realizado o projeto ASSEAG Academy. Com a estrutura do HUB de Inovação funcionando, o passo seguinte foi reunir um grupo de profissionais experientes da entidade para oferecer mentoria gratuita para startups da região que tivessem a tecnologia como pilar de sua operação. O projeto foi idealizado pelo CREA-SP e contou com o apoio de organizações como o Sebrae-SP, Senai, ENIAC e Prefeitura de Guarulhos.
A ASSEAG realizou diversos eventos de Networking e Inovação em sua sede, inclusive uma edição especial, com participação do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Todas essas ações contaram com o apoio e fomento do CREA-SP, do CONFEA e de pessoas e entidades que acreditam que a vocação da engenharia é inovar. “Contamos com o apoio do CREA paulista para prosseguir com o trabalho em 2024. Temos muitas ideias para serem tiradas do papel de um lado e muito profissionais qualificados com vontade de trabalhar do outro. A ASSEAG segue como a casa de quem quer fazer a diferença em Guarulhos”, completa França.