Evento da Semana do Conhecimento contemplou trabalhos nas áreas da Saúde e Direito
Quatro projetos científicos desenvolvidos pela Universidade Guarulhos (UNG) foram premiados na 12ª edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (Semcitec), durante a Semana do Conhecimento, evento anual realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), entre os dias 23 e 27 de outubro, no Centro Municipal de Educação Adamastor.
O trabalho “Reprodutibilidade de respostas psicológicas ao longo das fases de diferentes ciclos menstruais”, de Alex Ferreira e Caroline Oliveira, orientado pelos professores Raul Prado (UNG Centro) e Suhaila Jaser (UNG Itaquaquecetuba), ficou em 1º lugar na categoria Pesquisa Acadêmica (Ciência, Educação, Inovação e Tecnologia). Em 2ª colocação, o estudo “Potencial terapêutico das neolignans de Saururus cernuus contra Schistosoma mansoni”, de autoria da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UNG e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) da Instituição, Bruna Lemes, sob orientação do professor Josué de Moraes, que também ganhou a medalha de pesquisador destaque. O trabalho “Explorando novas abordagens no tratamento da toxocariose: teste in vitro de compostos hidrazinoquinolinicos”, da estudante do curso de Medicina Veterinária e aluna de Iniciação Científica do NPDN, Paula Lorrany Fernandes, ficou em 3º lugar.
Na categoria Pesquisa Acadêmica (Políticas Públicas, Direitos Humanos e Cidadania), a aluna Karilini Ritchelly conquistou o 1º lugar com o estudo “Sistema de Justiça Criminal, Políticas Públicas do Estado e Gênero: análise crítica das respostas institucionais à violência de gênero no Brasil. A pesquisa foi orientada pelos professores Guilherme Amaral, coordenador do curso de Direito (docente também recebeu medalha de professor destaque), e Fabrício Bau Dalmas, coordenador do Mestrado em Análise Geoambiental da UNG.
Segundo o diretor da UNG, Marcelo Rosa, a premiação dos trabalhos é motivo de orgulho para a Instituição. “As conquistas são uma indicação do potencial de pesquisa de cada estudante. Parabenizamos todos os nossos alunos que participaram da Semcitec e mostraram as contribuições científicas para a sociedade”, afirmou.