Offline
Câmara entrega título de cidadão guarulhense ao desembargador do TRF3, Ali Mazloum
Redação - Rádio Palermo
Publicado em 01/11/2023

Homenagem aconteceu em sessão solene na noite da última terça-feira (31/10)

 

Diversas autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário prestigiaram o evento de entrega do Título de Cidadão Guarulhense ao Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da Terceira Região, Ali Mazloum. O título honorífico é fruto do decreto legislativo nº 4/2023, de autoria do presidente da Câmara, o vereador Ticiano Americano (Cidadania).

 

“Essa propositura é de minha autoria, mas ela foi feita a várias mãos; o prefeito sugeriu, o secretário de governo intermediou e todos os vereadores da Casa, por unanimidade, votaram e aprovaram, com orgulho”, declarou Ticiano Americano. “Essa é uma simples homenagem por tudo que vossa excelência fez pela cidade e pelo país, não só como jurista, mas pelos caminhos galgados pelos nossos alunos e pelos formadores do Direito da cidade de Guarulhos.” Durante seu discurso, o presidente também ressaltou a importância do trabalho do magistrado em várias instâncias da Justiça.

 

O desembargador Mazloum afirmou que a homenagem foi recebida com surpresa. “Sinto-me imensamente honrado por estar aqui hoje recebendo o título de cidadão guarulhense; foi grande a surpresa e a alegria que me acometeu ao ser contemplado por tal honraria [...] dirijo palavras de agradecimento a Deus pela vida que ele me deu e pela carreira jurídica que ele me permitiu na promoção da justiça.”

 

O prefeito de Arujá, Luis Antonio de Camargo, relatou sua experiência ao lado do desembargador, durante a faculdade de direito. “Quero registrar toda minha admiração pelo Dr. Ali Mazloum, essa figura ímpar na magistratura brasileira, um homem diferenciado que eu tive a alegria de conhecer há 40 anos, na FIG, onde começamos nossa carreira acadêmica; desejo saúde, vida longa e sucesso.” Camargo contou que Mazloum era um aluno diferenciado, que fazia Faculdade e, paralelamente, estudava no cursinho Damásio, durante todos os anos de graduação.

 

O prefeito Guti também homenageou o desembargador e falou sobre o reconhecimento de seu trabalho. “Nosso propósito é ser testemunha ocular desse título, que eu acredito que vai ter um lugar especial no seu coração, porque a partir do momento que a cidade que o senhor escolheu lá atrás para viver reconhece seu empenho e tudo que o senhor fez por Guarulhos e pelo Brasil, eu acho que é um momento muito especial, é um momento de gratidão da cidade para com o senhor.”

 

O secretário de Governo de Guarulhos, Edmilson Americano, destacou o papel importante desempenhado pelo homenageado e por sua família em várias instâncias da Justiça. “Eu tive o prazer de ajudar na elaboração desse título, mais do que merecido. Não só o doutor Ali, mas o que a família Mazloum faz pela cidade é uma coisa muito importante. Ela ajuda a corrigir rumos e faz a justiça nessa cidade”.

 

Segundo o desembargador federal Antonio Cedenho, que acompanhou a atuação de Mazloum na primeira instância e no Tribunal, a homenagem é fruto de um importante trabalho desempenhado pelo magistrado. “O seu currículo fala por si só [...] acompanhei a sua trajetória na primeira instância e com muita satisfação vejo que foi recebido no Tribunal com o maior respeito do Colegiado e admiração de todos nós.”

 

O delegado seccional de Guarulhos, José Aparecido Sanches Severo falou sobre a perspectiva humanizada de atuação do desembargador e do acolhimento da cidade de Guarulhos. “O que a gente percebe é que Deus coloca entre nós pessoas boas, que se destacam e se humanizam [...] o título é o acolhimento dessa cidade que o aceita e o recebe como filho”, completou.

 

 

 

História do desembargador

Dr. Ali Mazloum mora na cidade. Ele nasceu na Penha, mas, aos dois anos de idade, sua família mudou-se para Guarulhos. É casado e tem três filhos. Ele estudou em escolas públicas e se formou em direito pela FIG, em 1987. No ano seguinte, ele assumiu o cargo de promotor de Justiça em Guarulhos e, quatro anos depois, foi aprovado no concurso de juiz federal.

 

Em mais de 30 anos de magistratura, o trabalho do desembargador ganhou reconhecimento, entre outras coisas, pela criação de Varas Federais, especializadas no combate à lavagem de dinheiro; pela redução do tempo de duração dos processos para dez meses; e pela destinação de recursos oriundos de penas alternativas para o Fundo de Erradicação da Pobreza.

 

O desembargador é mestre em Ciências Jurídico-Criminais, pela Universidade Clássica de Lisboa/Portugal; mestre em Direito Processual Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (UNB); especialista em Processo Penal Constitucional e em Direitos Fundamentais pela FAAP e pós-graduado em Administração de Empresas – MBA – Shopping Center Management Program, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER).

 

Para ver a galeria de fotos da cerimônia, acesse o link: https://www.guarulhos.sp.leg.br/galeria/sessoes/2023/sessao-solene-cidadao-guarulhense-ali-mazloum-31-10.23/

Comentários
Comentário enviado com sucesso!