Offline
Presidente Ticiano Americano recebe representantes da Confederação Nacional dos Catadores
Redação - Rádio Palermo
Publicado em 23/09/2023

A pauta apresentada ao chefe do Legislativo inclui a remuneração dos catadores por serviços ambientais e a inclusão da categoria nos grandes eventos 

O presidente da Câmara de Guarulhos, vereador Ticiano Americano (Cidadania), recebeu a visita de integrantes da Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (Conatrec) na tarde desta quinta-feira (21/09). Na pauta, a remuneração dos catadores que prestam serviço ambiental e a inclusão dos catadores nos grandes eventos, que são grandes geradores de resíduos sólidos.

Ticiano destacou o fato de Guarulhos ter implantado a coleta seletiva em 100% do Município, além de investir mais de R$ 10 milhões na coleta geral feita na cidade. A diretora de Relações Institucionais da Conatrec, Luciana Figueiras, na companhia da presidente da Cooperativa Eco Guarulhos, Erika dos Santos, apresentou as pautas ao presidente do Legislativo e pediu apoio na efetivação dos pleitos.

Luciana informou que no dia 11 de outubro será lançada oficialmente, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista da Mulher Catadora. A Frente, segundo Luciana, será presidida pela deputada federal Flávia de Moraes (PDT-GO), com integrantes também do Senado.

 

As bandeiras apresentadas por Luciana ganharão força na Frente Parlamentar, que pretende dar voz às mulheres catadoras, que somam 80% da força de trabalho nas cooperativas. “A mulher é maioria, mas não tem voz. A Frente é nossa forma de garantir esse espaço para as catadoras e buscar a remuneração para todos”, explicou.

A guarulhense Erika Santos, por sua vez, será a representante do Município na Frente Parlamentar em Brasília. “É muito importante participar da Frente, pois é fundamental entender o cenário nacional dos catadores, além de buscar recursos e soluções para as cooperativas de Guarulhos”, disse.

Segundo Érika, a cidade tem hoje 12 cooperativas em funcionamento e 85% da mão de obra é feminina. “O trabalho das cooperativas aumenta a economia da cidade, tira as pessoas da rua que passam a trabalhar num ambiente mais adequado e com o mínimo de segurança”. Os desafios, explicou Erika, estão nos baixos valores dos materiais e na necessidade de sensibilizar a população para separar os resíduos e destiná-los para a coleta seletiva.

O Chefe de Divisão da Secretaria de Serviços Públicos, Joildo Souza, disse que a contratação das cooperativas pelos produtores de grandes eventos é uma pauta que está adiantada na Pasta. Ele informou que já existe dotação orçamentária e o valor a ser pago já foi estipulado. Segundo Joildo, em breve deverá ser lançado um chamamento público.

Ticiano agradeceu a visita e elogiou a atuação dos catadores de materiais recicláveis e das entidades que avançaram para a criação da Frente Parlamentar. “É um orgulho Guarulhos ter alguém lá na Frente”, disse. Para ele, o principal desafio é sensibilizar a população para aumentar o volume de resíduos destinados à coleta seletiva.  

 

Texto: Renata Moreira// Fotos: Karina Yamada

Comentários
Comentário enviado com sucesso!