Offline
Prefeito Guti vai à Câmara e pede apoio parlamentar para barrar Resolução do Conac
Redação - Rádio Palermo
Publicado em 18/09/2023
Medida impede voos oriundos de Guarulhos de pousarem no aeroporto Santos Dumont (RJ) e deve gerar queda de arrecadação e redução de postos de trabalho
 

O prefeito Guti esteve na sessão da Câmara de Guarulhos desta segunda-feira (18/09) e falou sobre a Resolução nº 01/2023 do Conac (Conselho Nacional de Aviação Civil) que, segundo ele, atinge de forma direta o Município, tanto na redução de postos de trabalho, arrecadação e, consequentemente, investimentos.  

Guti utilizou a tribuna para pedir o apoio dos vereadores para assinarem a representação feita pelo Poder Executivo ao Tribunal de Contas da União (TCU), que seria protocolado na própria segunda. O prefeito disse que a representação era uma tentativa de suspender os efeitos da Resolução até o julgamento do mérito, que requer a revogação total da medida. 

 

O prefeito afirmou que, em 2024, a GRU Airport estima uma perda de 3,3 milhões de passageiros em função da mudança nas rotas de pouso e decolagem vigentes até o momento. “Isso significa uma redução de 7% do total do tráfego aéreo previsto em Guarulhos”, disse Guti. O prefeito informa que serão 800 mil passageiros a menos no aeroporto de Guarulhos se for mantida a proibição de aeronaves saídas da cidade pousarem no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 

 

Dados da GRU Airport, segundo Guti, estimam uma perda de 42.800 milhões de passageiros no período que vai de 2024 até 2032; além da perda de R$ 130 milhões de arrecadação apenas de ISS (Imposto Sobre Serviços). “Não estamos falando apenas de defender voos, mas essa Resolução afeta o transporte de cargas e impede as empresas de escolherem sua origem e destino. Esse é um problema grande e precisamos de união para reverter a situação. A redução de arrecadação significa menos investimentos”, concluiu.   

 

Guti esteve acompanhado pelos secretários Edmilson Americano (Governo) e Airton Trevisan (Justiça). Antes de se ausentar, o prefeito entregou o documento para coleta de assinaturas ao presidente da Câmara, Ticiano Americano (Cidadania), que solicitou à Diretoria de Plenário que o encaminhasse aos parlamentares. A representação foi assinada por 26 vereadores presentes no plenário. 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!