Chefe do Legislativo permanecerá na função durante três dias
O presidente da Câmara de Guarulhos, Ticiano Americano (Cidadania), assumiu o cargo de prefeito interinamente na manhã desta quarta-feira (21), no Paço Municipal. Com isso, a presidência do Legislativo passou para a parlamentar Karina Soltur (PSD), que é a 1ª vice-presidente da Câmara.
Ticiano permanecerá no comando do Poder Executivo durante três dias. O prefeito eleito Guti está em férias pelo período de 19 a 25 de junho e o vice-prefeito, Jesus Roque de Freitas, tirou uma licença não remunerada para tratar de assuntos particulares.
A cerimônia de posse contou com a participação dos parlamentares: Karina Soltur, Márcia Taschetti (PP), Sandra Gileno (Patriota), Romildo Santos (PSD), Sérgio Magnum (Patriota), Jorginho Mota (Agir), Geraldo Celestino (PSC) e Pastor Adalberto (PSC). Também estiveram no evento autoridades municipais, como o secretário de Governo Edmilson Americano e o chefe de gabinete Mauricio Segantin.
“Para mim é um orgulho imenso fazer parte da História da cidade como prefeito. Não sinto que eu saí da cadeira como presidente, mas sinto que o Legislativo está dentro do Executivo”, afirmou Ticiano Americano. Segundo ele, nesses três dias, será possível acompanhar ainda mais o trabalho do Executivo. “O plano é fazer o melhor para a cidade, acompanhar as obras, olhar o que está legal e o que está ruim para deixar algumas propostas para o prefeito”, salientou.
Sobre a posse de Ticiano como prefeito, Edmilson Americano considerou o feito como um reconhecimento. “É uma valorização ao Legislativo, que vem cumprindo seu papel, aprovando grandes projetos que o prefeito Guti tem enviado para aquela Casa, e tem mostrado grande resultado”, disse. Ele elogiou a gestão de Ticiano como presidente ao afirmar que ele deu um novo tom para a Câmara com um ambiente mais harmonioso para se trabalhar. “Para a cidade, representa também a valorização de um jovem que está crescendo muito rápido na política”, completou.
Karina Soltur lembrou que dois parlamentares estarão no comando da cidade, um no Poder Executivo e outro no Legislativo. “Vamos sentir realmente como funciona o Executivo e o Legislativo juntos. É uma força muito grande e um aprendizado muito grande. É um cenário bem desafiador. Poderemos sentir como está a cidade e fazer o possível para ajudar ainda mais com o Legislativo junto”, disse.
A última vez que um presidente da Câmara de Guarulhos assumiu a Prefeitura foi há 16 anos. Na ocasião, o então vereador Gilberto Nogueira Penido ficou no cargo enquanto Elói Pietá estava de licença, de 30/11 a 03/12 de 2006.
Ticiano Americano foi o segundo vereador mais votado nas últimas eleições com 8.270 votos. Nos dois primeiros anos de mandato, ele integrou a Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara e presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.