Grupo chama atenção da sociedade para o gesto que ajuda a salvar vidas
A Câmara Temática de Pesquisas e Proposições-CTPP Saúde percorreu os diversos departamentos da Câmara de Guarulhos nesta terça-feira, 14, entregando aos servidores um laço vermelho, acompanhado de um bilhete, que visa estimular novos doadores de sangue: “seja consciente, doe sangue, doe vida”.
Conforme pesquisa elaborada pelo CTPP Saúde, uma única doação pode salvar até quatro vidas de pessoas que passam por intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
“O sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades”, informa o CTPP Saúde.
Com a chegada do inverno e do mês de julho, quando muitas pessoas saem em férias, os estoques nos bancos de sangue da cidade tendem a diminuir, daí também a importância de reforçar as doações neste período.
Em sintonia com o Ministério da Saúde e outras entidades que atuam pelo fortalecimento de políticas públicas voltados ao Sistema Único de Saúde SUS, todos os meses a Câmara Municipal realiza ações para despertar na sociedade maior atenção sobre variadas campanhas de interesse público.
Neste mês, além de alertar para a doação de sangue, o CTPP Saúde também prevê ações para outros temas relevantes, como o combate à violência contra os idosos e a conscientização e prevenção a leucemia e anemia.
Em Guarulhos, as pessoas que quiserem se tornar doadoras de sangue tèm três opções disponíveis:
01 - Hemocentro São Lucas: Rua Santo Antônio, 95, no Centro, telefone 3660-6040;
02 - Fundação Pró-Sangue: Rua Maria Cândida Pereira, 568, Itapegica, junto ao Hospital Stella Mari, telefone 4573-7800;
03 - Banco de Sangue do Hospital Geral de Guarulhos: Alameda dos Lírios, 300, Parque Cecap, telefone 3466-1416.