O grande segredo deste grupo são as realizações de eventos e estudos para a religiões de Matrizes Africanas e Ameríndios em prol de uma união.
Agregando as pessoas por intermédio de trabalhos e discussões que são direcionados a comunidade de Matriz Africana e Ameríndio.
Com todo e merecido respeito, não uso de "questionamentos provocativos" diretos ou indiretos, pois quem está dentro do Movimento Político Umbandista Afro Ameríndio sabe e conhece, os princípios éticos e da necessidade de nossas reais demandas públicas, que vai além do pura e simples "certificados" e diplomas de reconhecimentos pessoais e individuais de "destaque” de personalidade, dados aos montes, sem querer tirar suas importâncias relativas nas vidas das pessoas.
Serão os legítimos candidatos apoiados pelo M.P.U - AFRO AMERÍNDIO, os que sejam de acordo com os reais compromissos de políticas públicas e ações afirmativas, políticas de reparação, que assinem um termo de compromisso registrado, sendo "nossos" representantes, dentro de qualquer legitimo partido, e não o inverso, o movimento, ou coletivo, ser a extensão do partido. (a conhecida "massa de manobra”).
Respeito aos Umbandistas, Candomblecistas, Ameríndios, Catimbozeiros, Juremeiros, Xamanismos, Ayahusqueiros, Daimistas e Religiões Mediúnicas.
Texto escrito pelos sacerdotes: Babalorixá Miguel Aparecido Calente Junior (Pai Miguel D’Xangô) e Sacerdote de Umbanda Luiz Antonio Cardoso Pinto (Pai Cardoso D’Ogun)