Cinquenta e dois anos separam a aprovação do Decreto Legislativo de concessão de Título de Cidadão Guarulhense para Jean Pierre Herman de Moraes Barros, ocorrida em dezembro de 1971, da efetiva entrega, realizada na tarde desta segunda-feira (30) pelo presidente da Câmara, vereador Ticiano Americano (Cidadania). “É um orgulho recebê-lo aqui e poder entregar essa homenagem. Ela é simbólica e pequena comparada a tantas coisas que o senhor fez pela cidade”, disse Ticiano.
Em 1970, Jean Pierre foi nomeado interventor federal em Guarulhos, após a cassação do mandato do prefeito eleito Alfredo Nader. O país vivia sob a ditadura militar, no Governo do general Emílio Garrastazu Médici. A demora de meio século na entrega da láurea se deveu à decisão do próprio homenageado. “Eu nunca fui eleito. Eu recebi uma ordem e cumpri um papel na cidade. Não me sentia merecedor do Título”, contou. Com o passar dos anos e após refletir sobre as circunstâncias, Jean Pierre percebeu que deveria receber o Título, deixando-o como legado aos filhos.
Numa cerimônia simples, na sala da presidência, Jean Pierre relembrou várias passagens do período que coube a ele a responsabilidade de administrar o Município, sobretudo a inauguração do Bosque Maia em 8 de dezembro de 1973, falou sobre a influência dele para que o maior aeroporto da América Latina fosse construído na cidade e diversas ações administrativas, tais como a criação das secretarias municipais. “Essa criação foi a última coisa que a Câmara aprovou para mim”, revelou.
Nascido em São Paulo em agosto de 1933, Jean Pierre está a seis meses de completar 90 anos. De acordo com sua biografia, é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e cursou Jornalismo na Fundação Casper Líbero, sem ter chegado a concluir. Para ele, hoje falta planejamento aos municípios. “Planejamento tem que ser o norte; estar dez anos à frente. Planejamento é visão”, disse.
Jean Pierre esteve acompanhado da esposa, Ana Maria Carvalho de Moraes Barros, de duas filhas e alguns amigos durante o recebimento do pergaminho que outorgou a ele o Título de Cidadão Guarulhense.
Texto: Renata Moreira// Foto: Vera Jursys