Equipes pedagógicas se reúnem antes da volta às aulas para estabelecer metas e processos para 2023
As escolas ligadas à Associação das Escolas Particulares de Guarulhos (AEG) dedicaram as últimas semanas para desenvolver o planejamento para 2023. Metas de aprendizagem, estratégias para aumentar o rendimento dos alunos e detalhes da rotina escolar foram cuidadosamente pensados para garantir que 2023 seja um ano de alta performance.
O planejamento funciona como um aquecimento interdisciplinar para correr a longa maratona que é o ano letivo. “É um tempo precioso para nos prepararmos, o ambiente escolar é muito dinâmico. Aqui, por exemplo, tivemos aulas sobre pensamento computacional, que é o futuro, o cenário para o qual precisamos preparar os alunos; e um treinamento de primeiros socorros, exigido pela Lei Lucas, para capacitar o time para prestar atendimento em casos de emergência”, conta Wilson Lourenço, mantenedor do Colégio Carbonell.
Da lista dos dias de atividades que pedem a presença dos pais à escolha de material didático e tema das feiras culturais, as principais decisões que vão movimentar o ano letivo acontecem nesta etapa. “A retomada do trabalho com a equipe para planejar é de fundamental importância para que o ano flua com qualidade, de forma criativa e organizada. Já planejamos todos os eventos e atividades que acontecerão durante o ano letivo, bem como o tema que será desenvolvido na feira cultural anual da escola”, explica Irlane Rosa de Oliveira Costa, mantenedora do Colégio Adonai.
Para recarregar a energia dos professores, acontecem também palestras para manter a equipe atualizada sobre as tendências na educação. “O planejamento do ano letivo é de extrema importância para que a educação seja concluída com sucesso no final de 2023. E isso se faz com capacitações, palestras motivacionais, encontros para elaboração dos eventos”, avalia Shirley Lilian Garcia Gonçalves, fundadora do colégio Gardhon Bandeiras.
Pensando nos índices de aproveitamento dos alunos, Flávia Ribeiro, diretora Pedagógica do Colégio Domus Auner, destaca o estabelecimento de parâmetros durante o planejamento. “Usamos este tempo para aprimorar o que vem dando certo, corrigir o que não deu certo, traçar e alinhar as metas pedagógicas com todo o time. O planejamento é fundamental para a relação entre famílias, alunos e escola ter um resultado de sucesso ao longo do ano letivo”, aponta.