Soluções em telecomunicações permitem que números fixos possam ser utilizados em quaisquer locais e otimizam contato entre fornecedores e consumidores
A comunicação, seja no campo pessoal como profissional, tem sofrido mudanças significativas ao longo do tempo. Tais alterações foram aceleradas por causa da pandemia de Covid-19, doença que provocou um isolamento social em todo o mundo.
Para exemplificar tal fenômeno, o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil, registrou um aumento nas chamadas por vídeo e áudio nos últimos dois anos. Em setembro de 2020, 60% dos usuários brasileiros já usavam o app para realizar ligações, algo que não era tão comum antes da disseminação do coronavírus.
Diante desse cenário, a telefonia fixa também passou por um processo de transformação, já que ela perdeu espaço nas telecomunicações, mas, ainda, é essencial para várias pessoas, principalmente as que atuam no mundo corporativo.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na comparação entre agosto de 2021 e o mesmo mês em 2022, houve uma queda de 7,2% no acesso dos brasileiros ao serviço de telefonia fixa. Foram 29.641.992 acessos em agosto do ano passado contra 27.506.336 registrados no mesmo período neste ano.
Os dados podem até refletir, na teoria, um desinteresse geral em relação ao serviço. No entanto, na prática, empresários de todos os ramos ainda fazem questão de colocar um número fixo em seus cartões de visitas e assinaturas de e-mail.
A RamalVirtual Telecom, empresa especializada em soluções em telecomunicações e TI, já possui uma solução de atendimento e gestão centralizados do serviço de mensagem de WhatsApp com o número de telefone fixo do cliente, que pode ser usado no WhatsApp Business.
E a empresa lista cinco motivos pelos quais as empresas ainda devem se preocupar com a otimização da telefonia fixa:
Credibilidade
Quando um empresário se coloca no mercado de trabalho para oferecer um produto ou serviço, ele precisa conquistar a confiança do seu público-alvo. Caso contrário, dificilmente, será bem-sucedido.
Uma das medidas que aumentam a credibilidade do fornecedor é mostrar que a empresa possui uma sede e um contato fixos, o que justifica a importância de se fornecer um número além do móvel ou que dê a ideia de que o negócio é minimamente estruturado.
“Adeus” ao aparelho de mesa
Foi-se o tempo em que a telefonia fixa só podia ser usada por meio de um aparelho de mesa. Atualmente, há a possibilidade de utilizar o serviço por meio de diversos dispositivos, tais como: smartphones, desktop, notebook, tablets, etc. Até o WhatsApp e outros apps, a exemplo do Instagram, Facebook, etc., já comportam números fixos.
Integração por meio do PABX em Nuvem
A solução de PABX em Nuvem permite que a telefonia fixa vá além da realização e do atendimento de chamadas. É um serviço que possibilita a integração de sistemas de uma empresa, armazenamento de áudios e um controle maior sobre as ligações feitas e recebidas por todos os colaboradores, independentemente do dispositivo que eles utilizam e do local de trabalho.
Profissionalização do atendimento
Geralmente, quando uma pessoa liga para um número em busca de um serviço ou produto é porque há grande interesse naquilo que é oferecido. E quando ela não recebe o atendimento esperado, o sentimento é de frustração. Perde-se a confiança no fornecedor.
Por “atendimento esperado”, entende-se, a princípio, que algum representante da empresa receba a ligação e responda as dúvidas pertinentes, ou seja, o possível cliente não pode ficar no vácuo ou ter respostas insatisfatórias. Por isso, para profissionalizar o atendimento e atrair mais consumidores, o recomendável é que o empresário, entre outras medidas, tenha o serviço de Unidade de Resposta Audível (URA).
Essa solução, também conhecida como atendimento digital, direciona os clientes para os ramais desejados e evita que ele fique sem ser atendido. Por meio do PABX em Nuvem, os colaboradores recebem as ligações em quaisquer momentos ou lugares, dentro dos seus horários de trabalho. Assim, os possíveis consumidores nunca ficarão sem atendimento.
Centralização e controle das chamadas
Imagine uma empresa com centenas de colaboradores, na qual a maioria necessita de um número para realizar e receber chamadas telefônicas. Já pensou o quanto é caótico ter o controle sobre cada uma dessas linhas?
O PABX em Nuvem possibilita que, com apenas um número fixo, vários funcionários atuem ao mesmo tempo, de quaisquer locais e por meio de diversos dispositivos - seja com vendas ou na prospecção de novos clientes. E, no final do mês, o gestor terá um relatório completo, detalhado e de fácil compreensão, com todas as chamadas feitas e recebidas pelos colaboradores, facilitando, assim, o controle em relação ao uso do serviço.